13 outubro 2011

DSTs

Sobre as doenças
  • Gonorreia: Agente etiológico: neisseria gonorrhoeae. Também chamada BLENORRAGIA, é causada por uma bactéria na uretra, na próstata e no útero. A gonorreia é, hoje em dia, considerada uma das mais frequentes doenças sexualmente transmissíveis e, talvez, a mais comum em homosexuais masculinos. SINTOMAS: Ohomem sente dor e ardência na região genital e elimina uma secreção branca ou amarelada. Em alguns casos, não há sintomas, mas o médico pode diagnosticar a doença por meio de exames. Mesmo não apresentando sintomas, uma pessoa pode transmitir a doença. Se a mãe tiver a doença, os olhos do recém nascido podem ser infectados durante o parto. O tratamento é feito com antibióticos e a cura é, em geral, rápida.
  • Infecções por clamídia: A bactéria clamídia pode causar infecções na uretra, nos olhos e nos linfonodos da região genital. Na mulher pode atingir também o útero e as tubas uterinas. Quando ataca a uretra, provoca dor e ardência ao urinar. Quando ataca os linfonodos, provoca inchações na virilha. Os linfonodos incaham e se abrem, soltando pus. Na mulher pode causar sangramento no período entre as mestruações, dor durante o ato sexual e outros sintomas. Se não for tratada adequadamente, com antibióticos tomados de acordo com prescrição médica, há risco de esterilidade.
  • Sífilis: A sífilis ou lues é uma moléstia infectocongiosa, causada pelo treponema pallidum, congênita ou adquerida, que determina lesões cutaneomucosas polimorfas e pode comprometer outros tecidos, particulamente os sintomas cardiovascular e nervoso. Transmitida por uma bactéria, essa doença pode ser fatal se não for tratada corretamente. Também pode passar da mãe para o feto, provocando problemas físicos e mentais na criança. SINTOMAS: O primeiro sinal é uma ferida sem dor, com bordas duras, elevadas e avermelhadas na área genital ou, ás vezes, no ânus, na boca ou em outras regiões que entraram em contato com a bactéria. A ferida some em duas a seis semanas, mesmo sem tratamento, mas a bactéria continua presente no organismo. Se a pessoa não se tratar, cerca de dois a seis meses depois aparecem feridas na pele, há febre e dores nas articulações e músculos. Esses sinais desaparecem em quatro a doze semanas. Se a pessoa continuar sem receber tratamento, a doença poderá atacar, até anos mais tarde, o coração, as artérias e o sistema nervoso. O diagnóstico é feito por meio de exame de sangue, e o tratamento é a base de antibióticos.
  • Herpes Genital: O herpes é causado por dois tipos de vírus: um deles ataca geralmente os lábios e as faces, enquanto o outro se concentra mais na área genital. O local fica inicialmente vermelho e coça. Depois surgem pequenas bolhas que estouram e formam feridas. Osintomas deaparecem normalmente em até quatro semanas, mas o vírus continua presente no organismo e, em algumas pessoas, provoca recaídas. Há medicamentos que diminuem os sintomas,aduração e as chances de transmissão da doença, embora não eliminem o vírus. Uma pessoa com herpes deve evitar tocar a área contaminada ou, quando o fizer, lavar as mãos para evitar contaminar outras pessoas. Não deve ter relações sexuais durante as recaídas do herpes genital. Como o vírus pode passar para a criança durante o parto, a mulher com herpes deve informar o fato ao médico. Ele poderá optar por realizar uma cesariana para evitar que a criança entre em contato com as lesões do herpes.
  • Cancro Mole:O cancro mole é uma infecção aguda sexualmente transmitida que tem como agente etiológico um bacilo Gram-negativo, o Haemophilus ducreyi, sendo caracterizado por úlceras necróticas genitais, anais e anogenitais dolorosas, por vezes únicas, acompanhadas ou não por linfoadenopatia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário